quarta-feira, 15 de abril de 2009

Quem canta...

Cristiano Rodrigues, 27, trabalha no CAMP SBC desde 2005. Foi contratado como regente para resgatar o Coral da ONG – que já fazia parte da história da Organização e estava se perdendo. O objetivo era educar o jovem por meio da música, representar o CAMP em eventos e implementar uma nova visão de Cultura. Cristiano fez, inicialmente, um contrato de experiência de 6 meses como professor de música. O primeiro passo foi convocar os alunos para formar o grupo. No início, eram cerca de 20 aprendizes e já no primeiro teste, com três meses de trabalho, foi feita uma apresentação emocionante para os alunos do CAMP SBC. Mas, o que mudou a história do educador foi uma formatura no CENFORPE, Centro de Formação de Professores de SBC. A apresentação foi um tremendo sucesso e o Cristiano está até hoje à frente dos projetos culturais. “Costumo dizer que o Coral é o carro-chefe, que deu origem a tudo que nós temos hoje em termos de Cultura no CAMP SBC”, comenta Cris.

Coral

Mais de 500 pessoas já passaram pelo Coral do CAMP SBC. Hoje, são 50 vozes, entre alunos e pessoas da comunidade, e mais de 100 apresentações na bagagem. “Um dos momentos mais marcantes foi cantar para o presidente Lula em um evento do primeiro emprego”, lembra o regente. E completa: “o mais importante é que não é só cantar por cantar. Tem que transmitir uma mensagem, tem que transformar”. E a próxima novidade será o Coral da Terceira Idade.

Após montar o Coral, Cristiano ainda trabalhou com os alunos em sala de aula com o tema: expressão vocal e empresarial. Comunicação e postura na empresa eram competências trabalhadas por meio da arte.

Art&Cia

Em 2008 surge a idéia de criar o departamento cultural do CAMP SBC: o Art&Cia.
A proposta desde o início era proporcionar aos aprendizes e à Comunidade, oficinas culturais. No início eram 5 oficinas. Hoje, são 15, como teatro, dança, pintura, mangá, música etc.
O maior violonista do mundo, Robson Miguel, apadrinha os projetos. E são tantas atividades que falaremos sobre o Art&Cia mais adiante.

Parabéns, Cris! Nos mantenha informados sobre seus projetos no CAMP SBC.

E se você já fez parte do Coral, já ouviu ou gostaria de ouvir, deixe seu comentário aqui.

2 comentários:

  1. CRISTIANO MINHA IRMÃ FEZ PARTE DO CORAL DO CAMP E ESTAVA NA FORMARURA EM 2007 NO CENFORPE. O TRABALHO DE VOCES É MUITO BEM O CORAL NÃO CANTA SOMENTE MAS TRANSMITE UMA MENSAGEM A QUEM ESCULTA.CONTINUE SEMPRE VOCE E O CAMP COM ESSE LINDO TRABELHO QUE ACREDITO QUE AINDA SERÁ MUITO RECONHECIDO.HOJE FAÇO O CURSO PREPARATÓRIO E TAMBÉM VOU SEGUIR A ESSA JORNADA

    ResponderExcluir
  2. Tive aula de coral em 2001 ..era uma professora muito legal tbm.. lembro de todas as musicas rs.. Saudades dessa época..

    ResponderExcluir